quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RESENHA


RESENHA DO FILME “DUELO DE TITÃNS”
O filme "Duelo de Titãs" mostra como um grupo de jovens, comandados por um técnico determinado e durão, conseguiu vencer os desafios que se colocavam entre eles e a vitória e levou um time de futebol americano a um título vitorioso.
Mas podemos pensar mais a fundo desse filme, no racial, os acontecimentos apresentados no filme se passam no início da década de 1970. Momento em que as escolas norte-americanas tinham que integrar brancos e negros em salas de aula e nas demais atividades escolares. Inclusive no esporte. A relutância dos dois grupos era notória, tanto os estudantes brancos quanto os negros não queriam aceitar essa integração de forma alguma. O técnico venceu e encarou o problema, mesmo tendo que lidar com a desconfiança e a má vontade dos jogadores brancos, fez com que ele pudesse treinar o time e, ao mesmo tempo, quebrar as barreiras criadas pela diferença de cor, promovendo a integração do elenco e, permitindo dessa forma que o grupo pudesse chegar as vitórias.
O próprio técnico enfrentou dificuldades, pois além de ser negro, ocupava o lugar de um outro treinador que também era muito importante para os jogadores brancos e era extremamente durão e marcava treinos puxados em horários pouco adequados como, por exemplo, de madrugada. O treino em um lugar muito distante da cidade e das pessoas faz com que todos os jogadores fossem aos poucos se conhecendo e vencendo os preconceitos estabelecidos anteriormente em seus inconscientes
As vitórias da equipe do técnico foram importantes, mas, a mais marcante, foi a superação do racismo, dos preconceitos e do ódio racial. Pode ser utilizado como material para redação, história, geografia, sociologia e ética. Nos grandes eventos ou nos pequenos, vemos exemplos de superação. Muita garra, talento e dedicação permitem grandes surpresas, vitórias imprevisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário