PEDAGOGIA
A pedagogia estuda diversos temas relacionado à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático, e tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. A pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade. É a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.
Temas abordados pela pedagogia:
- Aprendizado de conhecimentos
-Métodos e sistemas pedagógicos
-Dificuldades de aprendizado
-Didáticas e práticas pedagógicas
-Conteúdos educacionais
-O papel do professor no processo educativo
DIDÁTICA
A didática é a arte ou técnica de ensinar, é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógicas. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. É um mecanismo tradutor de posturas em práticas educativas.
Algumas características: procura concretizar os assuntos se técnicas mais eficazes, uma reflexão didática a partir de experiências concretas, procura trabalhar continuamente a relação entre a teoria e a prática, ensaiar, analisar, experimentar, buscar formas de manter os alunos na escolas.
Os elementos da Didática:
- O professor
- O aluno
- A disciplina (matéria ou conteúdo)
- O contexto da aprendizagem
- As estratégias metodológicas
PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS
Características:
*Liberdade e autonomia do aluno, enquanto sujeito do seu processo educativo e responsável por sua formação;
*Valorização do trabalho docente, considerados os professores como motor principal da Universidade;
*Melhoria sistemática da qualidade de Ensino;
*Compromisso institucional com o aprimoramento permanente das funções da Universidade e da vivência comunitária.
- Priorização do ensino dinâmico e criativo
- Considerações de valores éticos e políticos no desenvolvimento do ensino
- Abordagem de temas sociais no desenvolvimento dos conteúdos
- Valorização das iniciativas dos alunos
- Desenvolvimentos de atividades diversificadas e atraentes
- Desenvolvimento de práticas de participação solidária
- Incentivos ao trabalhos criativos
- Interação escola/comunidade
- Valorização e estimulação da atitude investigadora da construção do conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário